Desde dinossauro a isolamento, esses são apenas algumas das coisas que falam sobre o estado em forma de chacota pelo desconhecimento. Mas hoje vamos conhecer curiosidades malucas sobre o Acre, mas todas são fatos reais, sem maluquice de internet.
O estado do Acre é meio enigmático por ser muito isolado, até pouco tempo atrás um de seus principais acessos, que é a BR-364, só podia ser feito de balsa por causa do Rio Madeira que cortava a região de Abunã um pouco antes da divisa entre Rondônia e Acre.
Para atravessar o rio o processo durava muito tempo, fazendo esse acesso ficar muito ruim, mas em 2021 foi inaugurada a ponte de Abunã, facilitando bastante o acesso a esse estado.
Curiosidades Malucas Sobre o Acre
O Acre era pertencente a Bolívia, mas já no início do século XX, foi comprado em 1903 por um valor que hoje seria equivalente a R$12.69 milhões de reais através do Tratado de Petrópolis.
Mas o Acre só foi realmente declarado um estado brasileiro no ano de 1962. De lá para cá muita coisa aconteceu, vamos então conhecer algumas curiosidades malucas sobre o Acre. Mas antes, vamos nos situar sobre o mesmo.
O Acre tem uma área de 152.581 km quadrados, o que não é extremamente pequeno, visto que, Sergipe tem 21.910.
Entretanto, a população de Sergipe é de 2,22 milhões, enquanto que no Acre, a população não passa de 790.101 mil. É uma diferença grande. Agora que já sabemos um pouco mais, sobre esse estado brasileiro que muitos dizem que ainda existem dinossauros, vamos para nossa lista.
Inverno e Verão Somente
Segundo os moradores locais, só existem duas estações por causa do clima no estado. O primeiro acontece nos meses de dezembro a março, é o período de inverno, que é quando chove menos e a temperatura é muito alta, fazendo bastante calor.
Já de junho a setembro é o verão, época que chove mais. É tudo confuso e ao contrário. Com isso abrimos nossas curiosidades malucas sobre o Acre.
Mas é importante ressaltar que, isso é apenas uma metáfora dos acrianos, as estações de lá, são como em todas as outras partes do país.
Menino do Acre
A história do menino do acre ficou bem conhecida no ano de 2017 logo após o enigmático desaparecimento de Bruno (nome real dele) que intrigou muita gente e fez com que até a Interpol fosse acionada. Vamos entender mais essa das curiosidades malucas sobre o Acre.
Com o sumiço do jovem, a polícia civil foi acionada para investigar, acontece que quando seu quarto foi aberto é que a história das curiosidades malucas sobre o Acre começa a valer.
Assim que a porta foi aberta uma estátua do filósofo Giordano Bruno em tamanho real foi encontrada no quarto, até aí tudo normal, apenas por isso não faz sentido esse post estar entre as curiosidades malucas sobre o Acre, ele poderia apenas ser um fã.
Mas além da estátua, diversas mensagens criptografas e 14 livros escritos a mão estavam em seu quarto, quando isso foi encontrado é que a Interpol passou a integrar a equipe de investigação.
Em agosto do mesmo ano, Bruno apareceu descalço, desidrato e também estava desorientado. O caso teve uma repercussão gigante na internet.
Ele prestou depoimento para o polícia e disse apenas que saiu de casa do nada porque quis e que nenhum extrarrestre ou humano interferiu, ou incentivou ele a fazer isso. Isso é bem digno de estar entre as curiosidades malucas sobre o Acre.
A investigação acabou e a conclusão foi que toda a história foi inventada para gerar marketing para que ele fosse conhecido e vendesse seus livros. E essa foi uma história maluca das curiosidades malucas sobre o Acre.
Animais Estranhos
Na granja de um professor da Universidade Federal do Acre nasceu um pintinho com quatro patas, duas eram normais e as outras duas não tinham mobilidade.
Além de frango com 4 patas, no Acre nasceu um bezerro com 3 chifres e 4 olhos que foi até caso de matéria em grandes mídias.
Diversas outras curiosidades bem peculiares existem lá, desde a seringueira, que segundo os locais é usada para o método “tirar leite de pau” e produzir milhões de camisinhas, até mesmo a moradores que plantam bananeiras em rodovias para protestar.
E o caso da bananeira é literal, plantaram uma árvore bananeira no meio de uma rodovia do estado como forma de protesto.
Último Estado Povoado
O lugar que é considerado o estado menos povoado do Brasil, foi o último a de fato receber moradores. Isso porque é mais distante e o acesso também sempre foi mais complexo. Até hoje, mesmo com grandes facilidades e melhorias que aconteceram no estado, ele ainda é visto como um lugar de difícil acesso.
Mas se você pensa em visitar esse lugar, saiba que as pessoas são muito hospitaleiras e amigáveis, além dos belíssimos lugares que você conhecerá nesse estado. Para quem gosta de aproveitar as belíssimas paisagens que a natureza pode propiciar, tenho certeza que irá gostar.
São muitas curiosidades interessantes sobre o estado, mas resolvi citar umas meio malucas aqui. Até a próxima.