Existem vários fatores que podem contribuir para que as cidades mais divertidas do mundo sejam consideradas divertidas. Alguns desses fatores são bem importantes, a exemplo das diversas opções de entretenimento, como teatros, cinemas, bares, clubes e shows ao vivo.
Muitas atrações turísticas e lugares históricos para visitar também são muito importantes, além de uma boa seleção de restaurantes e bares, incluindo opções de culinária local e internacional.
Uma boa variedade de parques, jardins e espaços verdes para passear e se divertir ao ar livre são requisitos importantes para classificar as cidades mais divertidas do mundo, assim como uma boa rede de transporte público para facilitar o deslocamento.
São muitos fatores que pesam para classificar as cidades mais divertidas do mundo se levarmos em conta que o mundo tem cerca de 2,5 milhões de cidades.
Mas uma rede de pesquisa entrevistou diversas pessoas no mundo e então classificou as 10 cidades mais divertidas do mundo.
Critérios Para a Lista de Cidades Mais Divertidas do Mundo
A classificação foi realizada por seis características principais:
- Dinamismo: como a vida é vibrante e emocionante.
- Inspiração: se a cidade parece um lugar agradável ou difícil de se viver.
- Comida e bebida: se a cidade estiver em algum lugar, você pode comer bem (e não muito caro!).
- Comunidade: se os bairros locais foram bem avaliados.
- Sociabilidade: se a cidade era acolhedora ou isolada.
- Acessibilidade: se as pessoas geralmente conseguem se virar bem.
Cidades Mais Divertidas do Mundo
Com as características prontas, a votação foi iniciada. Veja a lista com as 10 cidades mais divertidas do mundo de acordo com as votações.
1. Chicago, EUA
Chicago conquistou o primeiro lugar no índice inaugural com pontuações altas em todos os aspectos entre as cidades mais divertidas do mundo.
Eles ficaram em primeiro lugar nas dimensões Alimentos e Bebidas, Comunidade e Acessibilidade e não terminaram abaixo do quinto lugar em nenhuma das outras.
2. Melbourne, Austrália
Esta joia australiana pode frequentemente ser encontrada perto do topo das paradas em algumas outras listas de ‘cidades habitáveis’, e esta não é exceção.
Ela foi considerada a segunda na lista de cidades mais divertidas do mundo, e de forma mais do que merecida.
3. Lisboa, Portugal
A cidade europeia mais bem classificada, Lisboa, liderou a dimensão Sociabilidade do índice de pesquisas entre todas as cidades.
Os lisboetas não classificaram a cidade apenas por fazer amigos e encontrar o amor, eles são os mais propensos a conhecer seus vizinhos e esbarrar em amigos por acaso, tornando-os menos propensos a descrever a cidade como ‘solitária’ ou ‘esmagadora’.
4. Nova York, EUA
As pessoas aqui estão emocionadas por morar lá, mesmo que estejam estressadas pelas correrias naturais de uma das maiores metrópoles do mundo.
NYC ficou no topo do índice de Dinamismo, e os nova-iorquinos foram os mais propensos a concordar que sempre há algo novo para fazer, que a cidade está “em alta”, que eles adoram explorar a área e a consideram energizante e emocionante.
Eles também saem mais à noite ( 6,4 vezes por mês) do que qualquer outra pessoa. Já era de se imaginar que a famosa cidade americana estivesse entre as cidades mais divertidas do mundo.
Tudo isso é mais do que suficiente para dar à cidade uma classificação geral alta, apesar das pontuações mais baixas de acessibilidade, sendo um lugar ‘difícil’ para se viver.
5. Madri, Espanha
Assim como Lisboa, os madrilenos deram à sua cidade notas altas em Sociabilidade e Inspiração nessa que é uma das cidades mais divertidas do mundo.
Eles são menos propensos a trabalhar horas extras do que qualquer uma de nossas outras cidades, deixando mais tempo para ir dançar, o que curiosamente eles fazem mais do que em qualquer outro lugar.
6. Cidade do México, México
A Cidade do México ficou em terceiro lugar na dimensão Comida e bebida, e os residentes do DF foram os que mais concordaram que não era caro comer bem em sua cidade, mas também foi a cidade com mais pessoas dizendo que poderia se sentir inseguro à noite.
Eles também classificaram sua cidade como a melhor para fazer novos amigos, e é o lugar onde a maioria das pessoas arranjou um novo amor recentemente.
7. São Paulo, Brasil
São Paulo ficou atrás apenas de Nova York em como as pessoas acham a cidade excitante e revigorante, e também deram ótimas notas aos bares e restaurantes.
Mas, como em Nova York, todo o burburinho urbano tem um preço, as pessoas aqui eram as mais propensas a descrever a vida na cidade como ‘esmagadora’.
Ainda bem que eles se socializam com seus amigos e colegas mais do que qualquer outra cidade na pesquisa com as cidades mais divertidas do mundo.
8. Los Angeles, EUA
Angelenos colocou sua cidade em 4º lugar em nossa dimensão Dinamismo, mas sua classificação caiu um pouco com pontuações mais baixas para Acessibilidade e Sociabilidade.
Fiel aos estereótipos, as pessoas em Los Angeles também eram as mais propensas a contar calorias…
9. Barcelona, Espanha
Barcelona obtém notas altas em Comunidade e Inspiração.
Barcelona tem ótimos restaurantes, mas terminou em último lugar na categoria de comida e bebida, talvez por isso que as pessoas aqui saem menos (quatro vezes por mês) em comparação com qualquer outra cidade.
Eles também trabalham menos horas, mas de alguma forma ainda encontram tempo para ter os encontros mais amorosos no local de trabalho.
10. Londres, Inglaterra
Londres obtém classificações medianas em todos os aspectos, e classificações bastante ruins para Acessibilidade e Sociabilidade.
Talvez sem surpresa, os londrinos são os mais propensos a descrever a cidade como “às vezes sentindo-se solitário” e os menos propensos a esbarrar em alguém que conhecem por acaso.
Eles foram os segundos com maior probabilidade de ter ido ao pub esta semana (depois de Paris) e com maior probabilidade de estar de ressaca!