O verão costuma ser uma estação bem recebida após um inverno frio, é o tempo de curtir as boas praias e tomar uns bons sorvetes, mas existem alguns lugares extremos na terra onde os meses mais quentes não são lembrados com tanto carinho, os lugares mais quentes do mundo testam os limites do que é hospitaleiro.
Existem alguns lugares que são tão quentes que parecem ser completamente sem vida, pois se tornaria muito difícil sobreviver as condições climáticas do lugar. Vamos então saber quais são os lugares mais quentes do mundo.
Aqui no Viagem Barata, nós já escrevemos um texto sobre os lugares mais frios do mundo, se você, assim como eu, prefere o frio, leia também esse texto.
Lugares Mais Quentes do Mundo
Saber de forma precisa qual é o lugar mais quente do mundo ainda é algo difícil de se fazer, pois boa parte dos desertos mais quentes, como o famoso Saara, na África, são tão remotos que se impossibilita estabelecer estações meteorológicas nesses locais.
Mas, com os avanços tecnológicos, os satélites de observação da Terra conseguem alcançar todas essas regiões. Venha com o Viagem Barata desbravar os lugares mais quentes do mundo e se surpreender com as temperaturas extremas.
Furnace Creek, EUA
Começamos nossa lista de lugares mais quentes do mundo com o apropriadamente chamado Furnace Creek que atualmente detém o recorde de temperatura do ar mais quente já registrado.
O vale do deserto atingiu um máximo de 56,7 °C no verão de 1913, aparentemente excedendo os limites da sobrevivência humana.
A validade dessa temperatura é debatida, mas mesmo se provada falsa, Furnace Creek ainda é a principal: uma temperatura de 54,4 °C foi registrada em agosto de 2020. Hoje, as temperaturas máximas médias chegam a 47 °C durante o verão e é o lugar mais seco dos Estados Unidos.
Este foi apenas o primeiro lugar mais quente do nosso planeta, se prepara que vem muito mais coisas pela frente.
Ouargla, Argélia
A temperatura mais alta registrada de maneira confiável na África até o momento foi de 51,3 °C em Ouargle, no deserto do Saara argelino, em 5 de julho de 2018, sendo esse um dos lugares mais quentes do mundo inteiro.
Há muitas reivindicações históricas para a temperatura mais alta da África, incluindo 55 °C em Kebili, na Tunísia, o recorde oficial atual, mas todos eles soam alarmes por causa da forma como foram registrados nos postos militares franceses e italianos durante o período colonial.
Quando se fala em lugares com altíssima temperatura, acredito que um dos primeiros que vêm à sua mente, é verdadeiramente o deserto do Saara, e realmente, você está certo, como foi possível observar.
Mitribah, Kuwait
Você não pode parar de ler agora, porque ainda vai se surpreender muito com os lugares que vamos te mostrar. Para dar continuidade, conheça Mitribah.
Uma área remota do noroeste do Kuwait, atingiu 53,9 °C em 21 de julho de 2016. Não só foi a terceira temperatura mais quente já registrada, como também é a temperatura mais quente já registrada para a Ásia continental, tornando esse um dos lugares mais quentes do mundo.
Se nós, aqui no Brasil, já achamos que o calor do nordeste é alto, é porque realmente nunca fomos nesses lugares.
Basra, Iraque
Basra é uma das três maiores cidades do Iraque. Capital da província homônima, a cidade é o principal porto do país. Fica às margens do rio Chatt al-Arab, a 545 km de Bagdá, capital iraquiana, e a 55 km do golfo pérsico.
Uma temperatura de 53,9° C foi registrada no Aeroporto Internacional de Basra, no Iraque, em 22 de julho de 2016.
Perceba que, essa temperatura aconteceu há poucos anos, então ela foi registrada de forma correta, e com uma boa tecnologia. Algo que não podemos garantir em datas mais antigas, como há 30 anos, por exemplo.
Mas enfim, vamos seguir na nossa lista.
Turbat, Paquistão
A cidade está localizada na província do sul do Baluchistão, no Paquistão. Ele está localizado na margem esquerda do rio Kech, sendo um afluente do rio Dasht.
A cidade registrou a quarta temperatura mais alta já registrada em 28 de maio de 2017: 53,7° C. Suportar ficar um dia inteiro nesse que é um dos lugares mais quentes do mundo sem muitas reclamações com o altíssimo calor não deve ser tarefa fácil.
Dallol, Etiópia
Vamos seguir aqui com os lugares mais quentes do mundo com esse campo hidrotermal de formações de sal, fontes termais ácidas e gêiseres de gás teve uma temperatura média diária máxima de 41 °C registrada entre 1960 e 1966.
Esses números crescentes significam que tem a temperatura média mais alta de qualquer lugar habitado na Terra.
Aziziyah, Líbia
A antiga capital do distrito de Jafara, 40 quilômetros ao sul de Trípoli, costumava se afirmar como o lugar mais quente do planeta e em 1922 registrava escaldantes 58 °C.
No entanto, foi destituído de seu título em 2012, quando os meteorologistas o declararam inválido devido a vários fatores, incluindo o fato de que a pessoa que o registrou era inexperiente. No entanto, a cidade ainda experimenta regularmente temperaturas acima de 48 °C no verão.
Quriyat, Omã
A cidade Omã de Quriyat, localizada a sudeste da capital Mascate, registrou sua temperatura mínima mais alta, ou seja, à noite, e em 26 de junho de 2018.
O mercúrio não caiu abaixo de 42,6 °C naquela noite, batendo o recorde anterior de 41,9 °C, também estabelecido em Omã.
Dasht-e Loot, Irã
Este planalto desértico têm as temperaturas terrestres mais quentes do planeta – medições de satélite feitas entre 2003 e 2009 encontraram uma temperatura máxima de impressionantes 70,7 °C.
Bandar-e Mahshahr, Irã
Esta cidade quente alcançou o segundo maior índice de calor já registrado – o índice de calor combina temperatura do ar e umidade relativa. Bandar-e Mahshahr registrou um índice de calor de 74 °C em julho de 2015. A temperatura mais alta registrada é de 51 °C.
Esses são os 10 lugares mais quentes do mundo, se quiser fazer uma visita, fique a vontade.
2 thoughts on “Os Lugares Mais Quentes do Mundo”