Quando se fala sobre as montanhas mais altas do mundo, você já diria que a primeira é o Monte Everest. Provavelmente, você já sabia disso. Afinal, pergunte a 100 pessoas no mundo para nomear uma montanha e a maioria dirá Monte Everest.
Ainda tem muitas pessoas que também sabem que a segunda montanha mais alta do mundo é o K2 na fronteira China-Paquistão, mas muito menos pessoas sabem qual o nome da terceira montanha mais alta do mundo.
Quantas das montanhas mais altas do mundo você realmente conhece? O Everest tende a monopolizar toda a glória, mas na verdade todo o continente asiático está cheio de enormes montanhas.
As 100 montanhas mais altas do mundo estão localizadas na Ásia. Nenhum dos Sete Cumes, as montanhas mais altas de cada continente, está nesta lista, exceto o Everest.
Aliás, é muito raro encontrar alguém que conheça a sexta, sétima ou oitava montanha mais alta do mundo. Então vamos fazer isso. Vamos ajudá-lo a descobrir as 10 montanhas mais altas do mundo.
Monte Everest: Himalaia, Nepal, Região, Autônoma do Tibete e China
O Monte Everest, escalado pela primeira vez por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953, está no topo de montanhas mais altas do mundo com seus 8848 metros.
O Everest tem estado sob muito escrutínio ultimamente. Fotos mostrando enormes filas perto do cume abriram um grande debate sobre a superlotação no Everest.
Uma coisa é certa, porém, a atração do Monte Everest não vai desaparecer tão cedo. A humanidade é atraída para uma montanha como mariposas para uma chama.
Além daqueles que querem fazer a rota do Everest Base Camp até o cume, o trekking até o Everest Base Camp também é muito popular. Na verdade, tornou-se uma das caminhadas de vários dias mais famosas do mundo.
K2, Karakoram: Paquistão e China
A segunda montanha mais alta do mundo é o K2. A montanha recebeu o nome da notação usada pelo Grande Levantamento Trigonométrico da Índia Britânica.
Não havia um nome local óbvio para a montanha na época, então pegou. O K2 também é apelidado de ‘Savage Mountain’, o que é legal de uma maneira extrema. No entanto, também é conveniente.
A montanha é geralmente considerada uma das montanhas mais difíceis do mundo para escalar, supostamente mais difícil que o Monte Everest, apesar de ser a segunda montanha mais alta do mundo.
Na verdade, o K2 tem cerca de 300 subidas bem-sucedidas.
No entanto, ao contrário do Annapurna, os 8611 metros da K2 nunca foi escalado no inverno, ao menos até este inverno. Enfrentar uma das montanhas mais altas do mundo não é moleza.
Kanchenjunga: Himalaia, Nepal e Índia
Então você sabia que o Monte Everest era a montanha mais alta do mundo. Você sabia que o K2 era o segundo mais alto?
Mas aposto que se você perguntasse a maioria das pessoas o que era Kangchenjunga, elas diriam que era algum tipo de comida indiana de rua. Não é.
Kangchenjunga é a top 3 entre as montanhas mais altas do mundo. Ela está localizado entre o Nepal e Sikkim, na Índia, com três dos picos na fronteira e os outros dois no distrito de Taplejung, no Nepal.
Isso torna Kangchenjunga o pico mais alto da Índia. Na verdade, a montanha foi considerada a montanha mais alta do mundo até 1852, com seus 8586 metros. Não porque as pessoas não soubessem sobre o Monte Everest, mas porque calcularam mal.
Depois de mais trabalhos de casa do Grande Levantamento Trigonométrico da Índia, descobre-se que Kangchenjunga é, na verdade a terceira montanha mais alta do mundo, e as crianças de todo o mundo ficam aliviadas ao aprender principalmente sobre o Monte Everest
Evereste é significativamente mais fácil de pronunciar e soletrar do que Kanchenjunga.
Lhoste: Himalaia, Nepal, Região Autônoma do Tibete e China
Lhotse é uma das montanhas mais famosas em qualquer lista das 10 montanhas mais altas do mundo, principalmente por causa de sua proximidade com o Monte Everest.
A rota para escalar o Lhotse é a mesma que escalar o Monte Everest a partir do Acampamento Base do Everest até passar o Acampamento 3 e depois para o Reiss Gorge of Lhotse Face, de onde o cume do Lhotse é alcançado.
Lhotse é um pouco como o irmão mais novo esquecido do Monte Everest. O Everest recebe toda a visibilidade, enquanto o Lhotse, embora muitas vezes considerado visualmente mais atraente, é significativamente menos lotado.
Embora o pico principal de 8516 metros do Lhotse tenha sido escalado pela primeira vez em 1956, o Lhotse Middle permaneceu o ponto mais alto não escalado da terra por décadas. Foi escalado pela primeira vez em 2011 por uma expedição russa.
Makalu: Himalaia, Nepal, Região Autônoma do Tibete e China
Makalu é a terceira das quatro montanhas de 8.000 metros de altura no maciço do Everest, no Nepal. Foi escalado pela primeira vez por uma expedição francesa liderada por Jean Franco em 1955.
Sua ascensão foi destacada pelo fato de que dez membros da equipe da expedição chegaram ao topo da montanha durante a viagem.
Naquela época, uma expedição geralmente levava apenas um ou dois alpinistas de cada equipe até o topo da montanha, então era um grande negócio na época e geralmente é muito bom, certo?
Os dois primeiros chegaram ao cume em 15 de maio de 1955, seguidos por mais quatro no dia seguinte e mais quatro no dia seguinte venceram os 8485 metros dessa gigante montanha.
Cho Oyu: Nepal, Região Autônoma do Tibete e China
O quarto e último membro do clube dos 8000 m na região do Everest é Cho Oyu. A sexta na lista de montanhas mais altas do mundo com 8188 metros.
Cho Oyu é considerada a mais fácil das montanhas de 8000 m de escalar devido às encostas mais suaves na subida. Também fica a apenas alguns quilômetros de Nangpa La Pass, uma importante rota comercial entre os sherpas tibetanos e o Khumbu.
Se as quatro montanhas na região do Everest acima de 8000 m estivessem em uma boy band, Cho Oyu seria um cantor de apoio descontraído e descontraído. Não é o mais legal, mas provavelmente o mais confiável.
Uma montanha de gente. Caso você esteja se perguntando, Lhotse seria o cantor top, sempre tendo seus holofotes roubados pelos penteados exagerados do Everest, e Makalu estaria em algum lugar ao fundo tentando garantir que todos se dessem bem.
Essa é uma comparação estranha. Nós sabemos. Vamos seguir em frente rapidamente com as próximas das montanhas mais altas do mundo.
Dhaulagiri: Nepal
Dhaulagiri no Nepal é a sétima das montanhas mais altas do mundo com 8167 metros e uma das montanhas mais impressionantes de todo o país.
Dhaulagiri foi escalado pela primeira vez em 13 de maio de 1960, mas talvez seja mais conhecido por sua visibilidade no popular circuito de Annapurna, com Annapurna I a apenas 34 km de distância e Dhaulagiri uma característica regular no horizonte durante a caminhada de Annapurna.
As montanhas são separadas pelo desfiladeiro mais profundo do mundo, o Kaligandaki Gorge, então não é uma parte do mundo lutado particularmente por paisagens. Vamos continuar montanhas mais altas do mundo.
Manaslu: Nepal
Manaslu é a oitava na lista de montanhas mais altas do mundo, o nome na verdade vem da palavra sânscrita “manasa” que significa “intelecto” ou “alma”.
Manaslu foi escalado pela primeira vez por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, que faziam parte de uma expedição japonesa que alcançou o cume dos 8163 metros da montanha em 9 de maio de 1956.
Sua ascensão foi controversa. Moradores da área impediram uma equipe japonesa de chegar ao cume em 1954.
Os japoneses fizeram uma doação substancial para reconstruir o mosteiro, mas isso não restaurou a boa vontade para com as expedições e, como resultado, a segunda subida de Manaslu não foi feita até 1971, quando outra equipe japonesa completou a subida.
Nanga Parbat: Paquistão
A nona das montanhas mais altas do mundo é Nanga Parbat, no distrito de Diamer, na região de Gilgit Baltistan, no Paquistão, no Himalaia Ocidental tem o pico com 8126 metros.
Como muitas outras montanhas, o nome vem do sânscrito, onde “nanga” e “parvata” significam “montanha nua”.
O nome tibetano para a montanha “Diamer” que significa “enorme montanha” talvez seja um pouco mais apropriado (embora falte um pouco de criatividade). Nanga Parbat realmente se eleva sobre os vales baixos circundantes em todas as direções.
A impressionante Rupal Face da montanha se eleva 4.600 m acima de sua base e é frequentemente chamada de a face montanhosa mais alta do mundo. Agora fecharemos o top 10 das montanhas mais altas do mundo.
Annapurna I: Nepal
Annapurna I no Nepal é a décima das montanhas mais altas do mundo com seus 8091 metros, sendo uma das montanhas mais famosas desta lista, graças à qual o trekking de Annapurna é verdadeiramente mundialmente famoso.
Muito mais popular do que a tentativa de cume é a Trilha do Circuito de Annapurna, que circunda Annapurna I e oferece vistas de Dhaulagiri das passagens nas montanhas do maciço de Annapurna.
As caminhadas até o Santuário de Annapurna, o acampamento base para escalar os picos de Annapuren, também são cada vez mais populares.
E aqui está! Estas são as 10 montanhas mais altas do mundo. Os 10 picos mais altos.
2 thoughts on “As 10 Montanhas Mais Altas do Mundo”