Conhecido não só pelo ambiente acolhedor, mas também pelo verde de babar, o Brasil abriga diversos parques e santuários nacionais, como o Parque Nacional do Itatiaia.
A infinidade de atrativos presentes no nosso país faz com que muita gente decida passar as férias por aqui mesmo e decidam não viajar para o exterior.
E no coração desse país está o Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo de todos e localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Sobre o Parque Nacional do Itatiaia
Criado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia, abriga cerca de 350 espécies de aves, abriga 12 bacias hidrográficas, divide mata atlântica primária e secundária e prados alpinos e possui uma cadeia de montanhas que sobe a alturas de quase 2800 metros.
Ao longo dos anos, o parque tem atraído turistas do mundo todo para atividades como observação de pássaros, montanhismo e caminhadas, e claro a mais importante delas, a beleza cênica e as cachoeiras.
A parte baixa contém cachoeiras e fica mais próxima da cidade de Itatiaia. O parque foi dividido em uma área alta contendo todas as montanhas. Há também um museu de história natural na parte inferior do parque.
O Que Fazer no Parque Nacional do Itatiaia
Com tantas coisas para fazer na sua, conhecer os altos e baixos do parque tornará sua vida muito mais fácil e você poderá usufruir as belezas desse fantástico parque.
Aqui estão alguns itens obrigatórios durante a sua estadia:
Passeios Ecológicos
Caminhadas por terrenos acidentados, cascatas peroladas e florestas nuas nunca embaçam o brilho dos olhos dos turistas.
Os observadores de pássaros farão um banquete para avistar uma variedade de pássaros, como beija-flores, tucanos-de-bico-verde, corujas, sanhaços, guachos, macucos e até gaviões. Mamíferos como preguiças, quatis, esquilos e antas rechonchudas são os mais vistos.
No entanto, se você tiver um olhar atento, também pode ficar de olho no gato selvagem e no lobo-guará criticamente ameaçado. Portanto, no Brasil é uma atividade muito indicada para conhecer bem a direção e as marchas, pois você está pronto para dirigir.
Existem muitas agências de guias que podem ser contatadas para que você faça sua visita guiada ao local, ou também você pode estar entrando em contato com os guias locais.
Caminhar
Para respirar o aroma que a chuva provoca ao cair em solo seco, para ouvir os distantes e desconhecidos mas vivos sons e chamados da fauna, e deliciar os olhos com a majestosa beleza da flora, é preciso passear e passear neste leito de extravagâncias.
Os picos mais visitados são os das Prateleiras porque são muito mais fáceis de escalar. As rochas são de granito e por isso ásperas, por isso não deixes os sapatos de caminhada e definitivamente não te esqueças das pomadas que vão deixar marcas.
Esportes de Aventura
Um pouco de diversão na maioria das vezes é muito bem-vinda. A apenas 1 km fica Visconde de Mauá, onde é possível descobrir seu amor e entusiasmo por esportes de aventura como rafting nas corredeiras do rio Preto, cachoeiras ou cachoeiras e por último, mas não menos importante, rapel de montanha.
No entanto, para aqueles que preferem manter as pressões normais, podem sempre mergulhar nas correntes frescas que se encontram no final das quedas. Essas atividades são muito populares entre pessoas de todas as idades.
Parapente
Há 20,6 km fica Resende, um local muito recomendado para quem gosta de sentir a brisa. Mas lembre-se, não é uma brisa suave, mas forte, mas absolutamente extática que se sente ao navegar e romper diferentes altitudes da atmosfera enquanto voa de parapente ou parapente.
O parque funciona das 8h às 17h. São muitos os ônibus que fazem o trajeto entre o parque nacional e a cidade de Itatiaia.
Então é só reservar com antecedência porque a correria é grande e achar uma carona com alguns dias de antecedência pode ser uma dor de cabeça. Você também pode chegar ao parque de táxi ou em seu próprio veículo.
Uma coisa é estar envolto em lençóis macios e confortáveis, mas é outra coisa totalmente diferente e um milhão de experiências para dormir em meio à beleza deslumbrante e exuberante dos parques nacionais.
Se você for mais aventureiro, há opções de acampamento nas áreas florestais seguras do parque (mas não se esqueça de levar repelente). Há um hotel dentro do parque, mas é muito caro se você estiver com orçamento limitado.
Porém, sempre é possível encontrar refúgio e descanso em hotéis adequados nos bairros vizinhos de Resende, Penedo, Visconde de Mauá e próximos ao parque.
Clima no Parque Nacional do Itatiaia
O clima do Parque Nacional do Itatiaia, coberto de flora por toda parte, registrou temperaturas de até -11°C. Atinge seu ponto mais frio entre junho e agosto, onde não só há queda de temperatura, mas também precipitação, o que causa um clima muito seco.
A melhor época para visitar o parque nacional do Itatiaia é durante o verão, que acontece entre os meses de junho e agosto.
O Parque Nacional do Itatiaia deve estar na sua lista de desejos se você for um entusiasta do ar livre. Portanto, não hesite e visite o parque para uma incrível emoção e diversão.
É muito comum o entusiasmo por conhecer o exterior, principalmente pelo novo e diferente que existe em diferentes países.
Mas o nosso Brasil abriga lugares realmente impressionantes que valem muito a pena conhecer, a exemplo do parque nacional do Itatiaia.
Então, se puder, mergulhe mais no nosso país e descubra que por aqui tem muito mais do que as belas praias nordestinas.