Existem muitas razões pelas quais um rio pode ser considerado traiçoeiro, e os rios mais perigosos do mundo citados nessa lista demonstram a maioria dessas ameaças.
Esses rios são os mais longos, profundos e mortíferos do mundo. Eles contêm inúmeras ameaças de vida animal, corredeiras, correntes rápidas e imprevisíveis e cachoeiras.
Vamos então conhecer quais são e onde ficam os rios mais perigosos do mundo.
Rio Nilo, África
O rio Nilo é o mais longo do mundo. Ele flui através de onze países e desemboca no Mar Mediterrâneo. Ao longo da história, o Nilo tem sido incrivelmente importante para as civilizações em toda a África, mas também representa inúmeras ameaças.
Isso inclui crocodilos, que podem se mover a cerca de 48 quilômetros por hora em terra e “finalizar” cerca de 200 pessoas por ano, hipopótamos conhecidos por atacar navios, cobras venenosas como a mamba negra e a cobra egípcia e mosquitos. Este último não pode ser subestimado.
Eles são uma das características mais perigosas do rio Nilo devido à sua capacidade de transmitir doenças. Eles são responsáveis por deixar pessoas doentes todos os anos e causar fatalidades devido à malária e vírus do Nilo Ocidental.
Rio Mississippi, América do Norte
A lista de rios mais perigosos do mundo vai agora até o rio Mississippi, que é o mais longo da América do Norte e um dos mais longos do mundo.
Abrange vários estados, incluindo Wisconsin e Iowa. O rio é o lar de lúcios, tubarões-touro e uma série de outras criaturas perigosas. Apesar de sua imagem calma, o rio é incrivelmente perigoso para nadar.
Existem muitas correntes, muitas das quais imprevisíveis, que podem facilmente atrair os nadadores para as suas profundezas, tornando esse um dos rios mais perigosos do mundo.
Os moradores também alertam sobre detritos na água, que é difícil de navegar e quase impossível de evitar se alguém for pego pela corrente. Esses incluem barcos a vapor, carros, vários tipos de lixo e, infelizmente, os restos mortais de homens, mulheres e crianças que caíram e se afogaram.
Rio Mekong, Ásia
O rio Mekong, o décimo segundo maior rio do mundo, está localizado na Ásia. Historicamente, o rio era conhecido por ser incrivelmente diverso e abrigar algumas espécies muito raras de tartarugas e golfinhos.
O rio também contém áreas perigosas de corredeiras, sendo conhecido por níveis de água flutuantes. Isso só piorou nos últimos anos, à medida que a crise climática se acelerou.
Os níveis de água caíram recentemente para níveis sem precedentes, deixando muitas comunidades sem transporte e comida. Esse rio tem 4.350 km e corta os países China, Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.
Rio Amazonas, América do Sul
Não é à toa que o rio Amazonas está nesta lista dos rios mais perigosos do mundo. É geralmente considerado o segundo rio mais longo do mundo depois do rio Nilo, mas quando o volume é considerado, é de longe o maior.
O rio está cheio de perigos, como tubarões-touro, sucuris e crocodilos, jacarés negros. Ela cresce até 16 metros de comprimento e não tem predadores conhecidos.
Outras ameaças incluem sanguessugas que se prendem a buracos de mamíferos, piranhas com dentes afiados e a cobra venenosa mais longa do Hemisfério Ocidental, a víbora de madeira.
Mas isso não é tudo, se você evitar essas ameaças, poderá encontrar enguias elétricas que emitem 600 volts de eletricidade, uma mosca de chifre ou uma aranha errante brasileira que pode matá-lo em 25 minutos sem tratamento.
Outra ameaça que vive aos arredores do rio amazonas é a temível onça-pintada. Então todos esses fatores faz com que esse seja um dos rios mais perigosos do mundo.
Rio Danúbio, Europa
Seguimos com os rios mais perigosos do mundo e agora temos o terceiro rio mais profundo do mundo, o único representante da Europa.
Sua profundidade de 178 m é certamente impressionante, e também é o segundo rio mais longo da Europa com 2.857 km de extensão.
E os recordes continuam chegando para o Danúbio enquanto ele passa por dez países, são eles: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Romênia, Moldávia e Ucrânia.
Rio Yangtze, Ásia
Esse rio tem cerca de 6.400 km de comprimento, o maior rio da Ásia e o terceiro maior rio do mundo. Ele flui para o Mar da China Oriental e atua como uma linha divisória natural entre o norte e o sul da China.
Muitas das cidades mais importantes da China estão localizadas em suas costas, incluindo Xangai e Chongqing. O rio também está incrivelmente poluído.
À medida que a China se industrializa cada vez mais, ela sofre com o escoamento industrial e agrícola e a poluição sobre esse que é um dos rios mais perigosos do mundo.
Outra ameaça é o enorme escoamento para o Yangtze que ameaça a represa das Três Gargantas. O rio pode ficar sobrecarregado e ultrapassar sua capacidade.
O perigoso rio tem uma tendência de longo prazo para inundar, ameaçando as cidades em suas margens e todos os que visitam suas margens.
A China sofreu graves inundações mortais nos últimos 100 anos, causando fatilidade a cerca de dois milhões de pessoas. As inundações também são uma ameaça para a economia do país.
Em 1998, uma inundação no Yangtze causou mais de US$ 20 bilhões em danos. Os danos causados por esse rio fazem jus ao fato dele estar entre os rios mais perigosos do mundo.
Rio Congo, África
Encerramos essa pequena lista de rios mais perigosos do mundo com esse que é o segundo maior da África (depois do Nilo) com 4.370 km.
O rio passa por seis países: Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné Equatorial e Gabão.
Esse rio é muito profundo, são 219 metros. O rio Congo é um meio de transporte incrivelmente popular na África e, à medida que mais pessoas tentam navegá-lo, mais acidentes ocorrem.
A parte superior do rio perigoso é repleta de corredeiras e afluentes, enquanto a parte inferior contém desfiladeiros e cachoeiras, um perigo óbvio para quem viaja por ele.
Fechamos nossa lista de rios mais perigosos do mundo, e aí, teria coragem de se aventurar em algum deles?
1 thought on “Os Rios Mais Perigosos do Mundo”