publicado no dia 09/12/2022
escrito por Viagem Barata
Quando se fala sobre as montanhas mais altas do mundo, você já diria que a primeira é o Monte Everest.
Provavelmente, você já sabia disso.
Afinal, pergunte a 100 pessoas no mundo para nomear uma montanha e a maioria dirá Monte Everest.
O Monte Everest, escalado pela primeira vez por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953, está no topo de montanhas mais altas do mundo com seus 8848 metros.
O Everest tem estado sob muito escrutínio ultimamente.
Fotos mostrando enormes filas perto do cume abriram um grande debate sobre a superlotação no Everest.
A segunda montanha mais alta do mundo é o K2.
A montanha recebeu o nome da notação usada pelo Grande Levantamento Trigonométrico da Índia Britânica.
Não havia um nome local óbvio para a montanha na época, então pegou.
Então você sabia que o Monte Everest era a montanha mais alta do mundo.
Você sabia que o K2 era o segundo mais alto?
Mas aposto que se você perguntasse a maioria das pessoas o que era Kangchenjunga, elas diriam que era algum tipo de comida indiana de rua.
Lhotse é uma das montanhas mais famosas em qualquer lista das 10 montanhas mais altas do mundo, principalmente por causa de sua proximidade com o Monte Everest.
A rota para escalar o Lhotse é a mesma que escalar o Monte Everest a partir do Acampamento Base do Everest até passar o Acampamento 3 e depois para o Reiss Gorge of Lhotse Face, de onde o cume do Lhotse é alcançado.
Makalu é a terceira das quatro montanhas de 8.000 metros de altura no maciço do Everest, no Nepal.
Foi escalado pela primeira vez por uma expedição francesa liderada por Jean Franco em 1955.
Sua ascensão foi destacada pelo fato de que dez membros da equipe da expedição chegaram ao topo da montanha durante a viagem.
O quarto e último membro do clube dos 8000 m na região do Everest é Cho Oyu.
A sexta na lista de montanhas mais altas do mundo com 8188 metros.
Cho Oyu é considerada a mais fácil das montanhas de 8000 m de escalar devido às encostas mais suaves na subida.
Dhaulagiri no Nepal é a sétima montanha mais alta do mundo com 8167 metros e uma das montanhas mais impressionantes de todo o país.
Dhaulagiri foi escalado pela primeira vez em 13 de maio de 1960, mas talvez seja mais conhecido por sua visibilidade no popular circuito de Annapurna, com Annapurna I a apenas 34 km de distância e Dhaulagiri uma característica regular no horizonte durante a caminhada de Annapurna.
As montanhas são separadas pelo desfiladeiro mais profundo do mundo, o Kaligandaki Gorge, então não é uma parte do mundo lutado particularmente por paisagens.
Vamos continuar montanhas mais altas do mundo.
Manaslu é a oitava na lista de montanhas mais altas do mundo, o nome na verdade vem da palavra sânscrita “manasa” que significa “intelecto” ou “alma”.
Manaslu foi escalado pela primeira vez por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, que faziam parte de uma expedição japonesa que alcançou o cume dos 8163 metros da montanha em 9 de maio de 1956.
A nona das montanhas mais altas do mundo é Nanga Parbat, no distrito de Diamer, na região de Gilgit Baltistan, no Paquistão, no Himalaia Ocidental tem o pico com 8126 metros.
Como muitas outras montanhas, o nome vem do sânscrito, onde “nanga” e “parvata” significam “montanha nua”.
O nome tibetano para a montanha “Diamer” que significa “enorme montanha” talvez seja um pouco mais apropriado (embora falte um pouco de criatividade).
Annapurna I no Nepal é a décima das montanhas mais altas do mundo com seus 8091 metros, sendo uma das montanhas mais famosas desta lista, graças à qual o trekking de Annapurna é verdadeiramente mundialmente famoso.
Annapurna I pode ser apenas a décima na lista de montanhas mais altas do mundo, mas na verdade tem uma taxa de mortalidade mais alta do que qualquer outra montanha nesta lista, com 32% das tentativas de cume resultando em morte.
Clique em
Saiba mais abaixo
para ler o artigo completo.
Por enquanto é só isso, mas...
Acesse nosso site para ler essa e outras matérias.