Portugal é um pequeno país com vista para a costa atlântica da Península Ibérica. Graças as belas atrações turísticas de Portugal, esse é um dos países mais visitados da Europa.
Seu tamanho menor facilita a locomoção e permite ver mais lugares do que a vizinha Espanha no mesmo período de tempo.
O clima ameno torna-o um destino de férias durante todo o ano, onde os viajantes podem ver as ruínas romanas e mouriscas, entre outras atrações turísticas de Portugal.
Melhores Atrações Turísticas de Portugal
Vamos então ver o que os colonizadores do Brasil tem a oferecer aos turistas em troca de uma visita. Com certeza muita coisa, a final de contas, eles são bons nisso.
Vamos agora descobrir quais são as melhores atrações turísticas de Portugal.
Mosteiro de Alcobaça
O local que abre essa lista de atrações turísticas de Portugal é o Mosteiro de Alcobaça é um mosteiro na cidade de Alcobaça, no centro de Portugal.
Foi fundado pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1153 e manteve uma estreita ligação com os reis portugueses ao longo da sua história.
A igreja e o mosteiro foram os primeiros edifícios góticos em Portugal e, juntamente com o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, estão entre os mais importantes mosteiros medievais de Portugal.
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas universidades contínuas da Europa, fundada em 1290. É também uma das maiores universidades de Portugal com aproximadamente 20.000 alunos. Há muitas partes de interesse no campus da universidade.
A Biblioteca Joanina, construída no início do século XVIII por iniciativa de D. João V, é um bom exemplo da arquitetura barroca. A Sala dos Capelos, a sala do trono original, é onde são atribuídos os doutoramentos. Tudo isso tem em uma das melhores atrações turísticas de Portugal.
Capela dos Ossos
A Capela dos Ossos parecia saída de um filme de Halloween, mas na verdade foi uma solução simples dos monges do século XVI para lidar com os demasiados cemitérios a ocupar espaço em Évora.
Transferiram os ossos para uma capela especial, conhecida como Capela dos Ossos, onde os ossos decoram o interior da capela. A capela faz parte da igreja gótica de São Francisco. Estima-se que 5.000 esqueletos decoram as paredes e o teto da capela.
Cabo Girão
O Cabo Girão situa-se na costa sul da Madeira, no arquipélago português com o mesmo nome e é sem dúvidas uma das melhores atrações turísticas de Portugal.
Com 570 metros de altura, o penhasco é frequentemente referido como o penhasco marítimo mais alto da Europa, mas pelo menos três penhascos europeus são mais altos.
No entanto, a vista da queda quase abrupta para o oceano é emocionante. Em 2012, uma plataforma com piso de vidro foi instalada para criar uma experiência de visualização ainda mais incrível.
Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge é uma das principais atrações turísticas de Portugal, como pode ser visto de toda a cidade. Data da época romana, embora os mouros tenham reconstruído as fortificações no século X.
O castelo foi libertado do domínio mouro em 1147 durante o cerco de Lisboa na Segunda Cruzada. Mais tarde, serviu como residência do rei Alfonso III. O castelo foi destruído e reconstruído várias vezes. Hoje, permanecem as paredes e 18 torres, que os visitantes podem escalar.
Castelo de Óbidos
O Castelo de Óbidos é uma estrutura impressionante localizada em uma colina em Óbidos, uma pequena cidade da época romana na costa atlântica de Portugal. Os mouros construíram o castelo em algum momento do século VIII.
Foi reconstruída por volta do século XIV e uma fortaleza foi adicionada. O castelo agora abriga uma pousada de luxo. Todo mês de julho, um mercado medieval tradicional é realizado no castelo que faz jus ao fato de ser uma das grandes atrações turísticas de Portugal.
Cais da Ribeira
O Cais da Ribeira é um encantador bairro pitoresco do Porto, por vezes referido como a “alma do Porto”. É constituída por ruas medievais que terminam numa praça junto ao rio Douro.
Os edifícios medievais estão repletos de bares, cafés e restaurantes, tornando a Ribeira um local popular para comer e beber, colocando ele entre as melhores atrações turísticas de Portugal.
A Ribeira é especialmente popular nos feriados, quando os habitantes da cidade se reúnem para assistir ao fogo-de-artifício. No meio do quadrado está um cubo de bronze. Perto está a casa onde nasceu o Infante D. Henrique, o navegador, em 1394.
Praia da Marinha
Prestes a encerrar nossa lista de atrações turísticas de Portugal, temos a Praia da Marinha, que é considerada uma das praias mais bonitas de todo o país.
Localizada na costa atlântica da região do Algarve, a praia é ladeada por belas águas azuis de um lado e praias de areia e altas falésias do outro.
Também conhecida como Navy Beach, esta é uma pequena baía que costuma ser usada como foto em folhetos de viagens. A água cristalina torna a praia um bom lugar para mergulho.
Esta pitoresca praia fica a cerca de 30 minutos de carro de Albuferia; estacionamento gratuito está disponível.
Torre de Belem
A Torre de Belém, também conhecida como Torre de São Vicente, fica no que antes era uma ilha no rio Tejo, em Lisboa, capital de Portugal. A imponente torre de 1515 foi construída tanto para defender Lisboa dos invasores como para receber os amigos da cidade.
A torre de calcário de quatro andares foi construída na Era dos Descobrimentos e tem um bastião ligado a ela; o bastião tinha espaço para 17 canhões que podiam disparar mísseis de longo alcance.
Palácio Nacional da Pena
O Palácio Nacional da Pena parece um castelo de conto de fadas quando se eleva acima das nuvens em dias nublados. Está localizado no topo de uma colina em Sintra e pode ser visto de Lisboa em um dia claro.
Foi desenhado pelo rei Fernando II. e é um exemplo impressionante do romantismo do século XIX não só em Portugal mas no mundo, pois combina os estilos arquitetónicos mourisco e manuelino.
Começou por ser uma capela dedicada a Nossa Senhora da Pena na Idade Média e hoje é utilizada para ocasiões de Estado.
Essas são as melhores atrações turísticas de Portugal que com certeza valem a pena conhecer e se encantar com um dos países mais históricos do mundo.