Quando a maioria de nós pensa na Argentina, imagens de bifes suculentos, tangos rodopiantes e estádios de futebol lotados inundam nossas mentes Mas mostrarei curiosidades sobre a Argentina que aposto que você não conhecia.
Por exemplo, você sabia que a Argentina produziu o primeiro filme de animação do mundo? Nem eu! Esta lista de curiosidades sobre a Argentina irá informá-lo e também fazer você perceber porque você PRECISA visitar esse país incrível!
Então, sem mais delongas, aqui está uma breve lista de muitas curiosidades sobre a Argentina que você provavelmente nem imaginava.
Primeiro Longa-Metragem de Animação do Mundo em 1917
Esqueça a Disney, há outra animação lendária do qual poucos de nós já ouvimos falar! O primeiro desenho animado completo foi feito por Quirino Cristiani em 1917.
O filme de 70 minutos El Apostol falava sobre o alto nível de corrupção e imoralidade na Argentina na época.
Cristiani disse que se inspirou para fazer o filme depois de conhecer o próprio Walt Disney durante sua turnê pela América Latina.
O filme foi rodado com animação cut-up e foi geralmente bem recebido. No entanto, seu tempo na terra foi curto, pois ele se perdeu em um incêndio em um apartamento em 1928. Esse fato abre a lista de curiosidades sobre a Argentina.
A Erva-Mate é a Bebida Mais Popular da Argentina
Quando se trata de famosas bebidas sul-americanas, seria difícil encontrar algo mais icônico do que a erva-mate. E é ela que abre essa lista de curiosidades sobre a Argentina.
Se você visitar a Argentina, verá constantemente pessoas bebendo esta bebida com cafeína através de um canudo de metal conhecido como bombilla. É o chimarrão dos argentinos, praticamente.
Apelidado como a bebida nacional, os argentinos são loucos por mate e até têm um dia de comemoração anual em 30 de novembro em sua homenagem. Aqui as curiosidades sobre a Argentina são bem interessantes.
Mais do que uma bebida energizante, os argentinos incorporaram o chimarrão à vida social e a bebida é repassada entre amigos.
Pontos Mais Altos e Mais Baixos do Hemisfério Sul
Como você já deve saber se já esteve na América do Sul, o continente é o lar de extremos e a Argentina não é diferente.
O Monte Aconcágua, localizado em Mendoza, marca o ponto mais alto do Hemisfério Sul com um pico de 6.962 metros.
A montanha é um dos sete picos dos sete continentes. A primeira subida registrada do Aconcágua ocorreu em 1897 e foi liderada pelo famoso alpinista britânico Edward FitzGerald.
Em contraste, o ponto mais baixo do hemisfério sul é a Laguna del Carbon, um lago salgado na província de Santa Cruz. Traduzido para “lagoa de carvão”, essa bacia fica a 105 metros abaixo do nível do mar e é também o sétimo ponto mais baixo do planeta.
Vamos seguir que a lista de curiosidades sobre a Argentina está para ficar cada vez mais interessante.
Nomear Filhos Como Messi na Cidade Natal Dele é Proibido
É praticamente impossível falar da Argentina sem falar de futebol. Afinal, a Argentina é uma candidata regular à Copa do Mundo (vencendo o torneio duas vezes) e também produziu alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo.
O lendário atleta Lionel Messi inspirou milhões em todo o mundo e em nenhum lugar mais do que em sua cidade natal, Rosario, Argentina.
Depois que o morador Héctor Varela nomeou seu filho em homenagem ao astro do futebol, as autoridades do governo proibiram os pais de nomear seus filhos com o nome de Messi, temendo confusão mais tarde se o nome ficar muito na moda.
Se isso não acontecesse o nome de Messi seria para a Argentina como Enzo é para o Brasil.
Pato é o Esporte Nacional da Argentina
Quando você pensa em esportes na Argentina, pode pensar em futebol, mas, surpreendentemente, o pato se tornou o esporte nacional da Argentina em 1953. E aqui vai mais uma das curiosidades sobre a Argentina.
À primeira vista, esse esporte parece um pouco burguês, afinal, pratica-se a cavalo! No entanto, tem uma história muito longa na comunidade gaúcha. Ele é uma combinação de habilidades tiradas do polo e do basquete.
Embora uma bola seja usada em jogos hoje, originalmente seria um pato vivo colocado em uma cesta. Foi assim que o jogo ganhou esse nome, porque pato significa pato em espanhol.
O jogo já foi várias vezes banido, tanto pela sua natureza bárbara (como podem imaginar, os patos não se divertiram muito) como porque muitos argentinos já foram feridos ou até perderam a vida por pisoteio.
97% dos Argentinos Têm Raízes Europeias
Dos 97% de argentinos que têm herança europeia, a grande maioria é descendente de espanhóis ou italianos.
Isso se deve à colonização espanhola da Argentina e à imigração em massa da Europa que começou em meados do século XIX.
Maior Dinossauro Conhecido Foi Descoberto na Argentina
Em 2008, um trabalhador rural da Patagônia descobriu os restos de um Patagotitan. Acredita-se que o dinossauro, que foi o maior descoberto na época, tenha vivido no final do período Cretáceo.
No entanto, desde a descoberta do Patagotitan em 2008, restos adicionais foram descobertos na província argentina de Neuqueén em 2012.
De acordo com a Live Science, os restos ainda não foram totalmente descobertos. No entanto, os ossos, que foram escavados apontam para ser o maior dinossauro já descoberto na Terra.
Os cientistas suspeitam que esse dinossauro provavelmente era um titanossauro, o maior dos saurópodes.
Eles eram comedores de plantas com pescoços longos e acreditava-se que viveram do final do Jurássico ao final do Cretáceo.
Eu sinceramente não conhecia nenhuma dessas curiosidades sobre a Argentina até fazer as pesquisas. E não conhecia as curiosidades que ainda serão listadas.
Papa Francisco Trabalhou Como Segurança de Boate em Buenos Aires
O primeiro papa a nascer na América foi o Papa Francisco, um portenho nascido de pais italianos. Depois de ser nomeado para o cargo mais alto da Igreja Católica.
O interesse por sua vida pessoal começou a crescer, levando à revelação de que ele já havia trabalhado como segurança em uma boate em sua cidade natal, Buenos Aires. As curiosidades sobre a Argentina são bem curiosas mesmo.
Mulher Grávida à Antártica em 1977
Mais uma das curiosidades sobre a Argentina que é loucura mas é verdade. Em 1977, as autoridades argentinas enviaram uma grávida, Silvia Morella de Palma para a Antártida para que pudessem reivindicar a posse de parte do continente.
Na época da viagem, Silvia estava grávida de sete meses e seu filho, Emilio Marcos Palma, nasceu em 7 de janeiro de 1978. Ele foi a primeira pessoa a nascer na Antártida.
Apesar do elaborado plano da Argentina, o território reivindicado da “Antártica Argentina” não é reconhecido pelo resto do mundo. Vamos seguir com mais curiosidades sobre a Argentina.
Argentina Teve Cinco Presidentes em Apenas Dez Dias
Durante a crise econômica da Argentina em 2001, o país passou por um de seus momentos mais sombrios. As contas bancárias tiveram que ser congeladas e o valor do peso argentino despencou.
Como resultado, o povo da Argentina se revoltou. Protestos violentos ocorreram em todo o país e muitas pessoas tiveram suas vidas perdidas. Em resposta a esses tumultos, o então presidente renunciou.
Seguiu-se uma grande instabilidade e mais quatro presidentes assumiram o cargo 10 dias após a renúncia do presidente Fernando de la Rua. Algumas das curiosidades sobre a Argentina são bem malucas.
A batalha das Malvinas Nunca Foi Oficial
A maioria de nós já ouviu falar do confronto das Malvinas, o conflito entre a Grã-Bretanha e a Argentina pela posse das Ilhas Malvinas.
Em 2 de abril de 1982, a Argentina invadiu o território britânico e ocupou a ilha vizinha da Geórgia do Sul. São duas curiosidades sobre a Argentina no mesmo tópico aqui.
Apesar da ação de ambos os lados, os países ficaram apenas nas tensões e, embora o conflito tenha durado 74 dias, permaneceu sem ser um entrave oficial.
Vamos conhecer a última da nossa breve, mas intrigante lista de curiosidades sobre a Argentina.
O Primeiro Uso de Impressões Digitais Para Identificação
Quando os filhos da argentina Francesca Rojas foram encontrados falecidos em sua casa, a mãe disse à polícia que achava que o culpado poderia ser um homem cujos avanços ela havia rejeitado anteriormente.
O homem em questão foi preso e constantemente torturado por sua confissão, mas insistiu em sua inocência.
Juan Vucetich, responsável pela identificação dos criminosos, propôs o uso de uma nova técnica radical para obter mais informações da cena do crime.
Depois de perceber que a impressão digital não poderia pertencer ao homem acusado e parecia ser da própria Rojas, a polícia voltou a interrogá-la e ela logo confessou.
Ela fez isso a seus filhos na tentativa de facilitar seu casamento com seu amante, que os odiava. As curiosidades sobre a Argentina vão de engraçadas a assustadoras em poucos instantes.
Esse uso inicial de impressões digitais catalisou uma era de rápida descoberta forense que continua a ajudar os investigadores hoje.
Aqui finalizo algumas das mais malucas curiosidades sobre a Argentina. Qual você achou mais impressionante?