Os 4 grandes oceanos existentes (Pacífico, Atlântico, Índico e Ártico) cobrem 71% da superfície terrestre, o que corresponde a uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados. Dentro dessa imensidão mostrarei os lugares mais assustadores dos Oceanos.
Uma baixa porcentagem dos oceanos foi estudada, isso se deve à tremenda pressão que existe em pontos oceânicos profundos que impossibilitam a detecção de saber as formas de vida dos lugares.
Não vou nem entrar no mérito de que os oceanos do mundo são fascinantes, mas sentimos a necessidade de lembrá-lo de que eles também são perigosos. A seguir estão alguns dos lugares mais assustadores dos Oceanos.
Se você, por ventura, já tinha visto falar em algum desses lugares que vamos listar aqui, comenta aí para sabermos, além disso, se acha que faltou algum nome, nos diz também.
Buraco Azul, Belize
Se você estiver viajando pela costa do Mar Vermelho, não deixe de conferir o Blue Hole, um dos locais de mergulho mais bonitos do mundo. É também um dos mais assustadores, então você sabe, use um capacete ou algo assim.
O Blue Hole é uma caverna com cerca de cento e trinta metros de profundidade com uma abertura de cerca de seis metros de profundidade. Carinhosamente chamado de “cemitério de mergulhadores”, alguns consideram o buraco uma espécie de armadilha para mergulhadores porque é fácil errar.
O túnel que liga a caverna ao mar aberto está bem abaixo do limite de profundidade recomendado de quarenta metros. Não é à toa que esse lugar está entre lugares mais assustadores dos Oceanos.
Isso é especialmente perigoso porque a narcose por nitrogênio, que produz uma sensação de entorpecimento semelhante ao consumo de álcool, ocorre regularmente a trinta metros e só aumenta à medida que você se aprofunda.
Mas como a Natureza pode ser bela mas assustadora, o arco que liga o Buraco Azul às águas abertas não é bem o que parece.
Os mergulhadores relataram que o estranho ângulo de abertura faz com que pareça mais curto do que realmente é esse, dos lugares mais assustadores dos Oceanos
Quem espera um mergulho rápido se vê nadando contra uma surpreendente corrente de mar aberto, e vários mergulhadores já perderam a vida tentando usar o fundo do túnel como referência, sem perceber que o fundo da caverna é absurdamente profundo.
Tenho mais um grande ponto para falar desse lugar, na verdade, uma curiosidade informativa. O Buraco Azul, Belize é considerado o maior sumidouro do planeta.
Triângulo Vermelho, Costa Central da Califórnia
O chamado “Triângulo Vermelho” é uma área onde a taxa de avistamentos de grandes tubarões-brancos é maior do que em quase qualquer outro lugar do mundo, fazendo esse ponto ser um do lugares mais assustadores dos Oceanos.
Isso se deve à presença de grandes berçários e pontos turísticos para uma das presas mais populares do grande tubarão-branco do planeta, a foca do norte.
Visíveis de São Francisco em um dia claro, as Ilhas Farallon ficam na borda da plataforma continental e em um dos lugares mais produtivos do Oceano Pacífico, atraindo todos os tipos de vida marinha.
Grandes tubarões-brancos chegam no outono e vagam em busca de presas fáceis. Os surfistas costumam encontrar grandes brancos, embora os ataques sejam raros e as fatalidades ainda mais raras.
Triângulo das Bermudas
Este, tenho certeza que seja o ponto mais famoso desta lista, provavelmente, você já ouviu falar. É um pouco complicado falar do triângulo das bermudas, já que diversos aviões e barcos já desapareceram nessa região, sem vestígios.
Mas se tantas coisas já sumiram nesse lugar, é porque ele é o perigoso, e com certeza, muito assustador. O triângulo das bermudas, é na verdade, um triângulo imaginário, formado pelas extremidades de Bermudas, Porto Rico e Miami, na Flórida, EUA.
O mesmo possui cerca de 1.1 milhão de quilômetros quadrados. É muito grande. Eu particularmente, não iria querer passar por esse lugar.
No ano de 1945, a tripulação de 5 aviões dos Estados Unidos sobrevoavam a área desse lugar, quando misteriosamente, desapareceram. O mais impressionante, é que um 6ª avião foi enviado para socorrer os outros, e infelizmente, ele também sumiu.
Infelizmente, nesse ocorrido, 27 pessoas sumiram. Os últimos relatos da tripulação, era dizendo que estavam completamente perdidos.
Costas Leste e Norte de Barbados
Seguimos aqui com a lista de lugares mais assustadores dos Oceanos com esses pontos. Na situação ao redor das costas norte e leste de Barbados, os perigos são muito físicos.
As correntes ao redor da ilha são canalizadas pela geologia subjacente do fundo do oceano de tal forma que nadar aqui pode significar uma luta pela sua vida com correntes fortes, ondas perigosas e marés drásticas.
Embora possa ser um local muito relaxante graças às suas belas praias e ventos frescos, são poucas as ocasiões em que é seguro nadar na água, especialmente depois da zona de arrebentação.
Tome precauções se você se encontrar nesta parte do mundo. Se quiser encontrar lugares mais tranquilos, o Viagem Barata tem várias dicas.
Queensland, Austrália
Tropical North Queensland é o lar de águas tropicais quentes e da Grande Barreira de Corais. Possui uma enorme variedade de vida marinha e algumas espécies perigosas para os humanos evoluíram neste laboratório evolutivo.
E com esse lugar chocante daremos fim a este curto texto com os lugares mais assustadores dos Oceanos.
A preocupação número um para a maioria dos nadadores em Queensland é a água-viva caixa, uma água-viva com fios de tentáculos que podem atingir até 3 metros de comprimento.
Se uma pessoa se enredar nesses tentáculos e for picada várias vezes, seu tempo de vida restante será de 3 a 5 minutos. Avistamentos dessas águas-vivas fazem com que as praias sejam fechadas por vários dias.
A maioria das praias de Queensland possui áreas de natação regulamentadas que também protegem os nadadores de outras criaturas marinhas perigosas, como geléias de Irukandji, caracóis de cone, escorpiões, tubarões e crocodilos de água salgada.
E com isso encerramos esta breve lista com os lugares mais assustadores dos Oceanos. 4 oceanos, 4 lugares. Até a próxima!